RSS

Homenagens ao bicentenário de Dickens.

24 fev

O aniversário de 200 anos de um dos maiores escritores ingleses do século XIX, Charles Dickens, foi marcado por festividades no Reino Unido. Na manhã desta terça-feira, o príncipe Charles e sua mulher, Camilla Parker Bowles, foram a uma missa na Abadia de Westminster em homenagem ao autor e colocaram flores em seu túmulo. Parentes do escritor, como seu tataraneto Mark, também participaram da cerimônia, que contou ainda com o ator Ralph Fiennes e a biógrafa Claire Tomalin lendo trechos de obras de Dickens durante a homenagem.

Uma cerimônia religiosa também foi realizada em Portsmouth, no Sul da Inglaterra, cidade natal de Dickens, com a leitura de romances como “Oliver Twist” e “David Copperfield”, sua obra mais autobiográfica. No Museu de Londres, a exposição “Dickens and London” recria o cenário da cidade escura e cinzenta que inspirou o escritor. Aberta em dezembro de 2011, a mostra pode ser visitada até 10 de junho.

As festividades não ficaram restritas à terra de origem do autor de “O conto das duas cidades”. Vinte e quatro países, incluindo China, Albânia e Paquistão, também iniciaram nesta terça-feira uma maratona de leitura de 24 horas de obras do inglês, que pode ser acompanhada no Twitter do British Council com a hashtag #Dickens2012. Até o Google entrou na onda das homenagens e lembrou no doodle alguns personagens do escritor.

Dickens nasceu no dia 7 de fevereiro de 1812 e morreu em junho de 1870, aos 58 anos. O escritor trabalhou em um escritório de advocacia na juventude, mas foi na construção de textos jornalíticos e como cronista da era vitoriana, em meados do século XIX, que encontrou o caminho para a literatura. Dickens escreveu 14 romances, sem contar “The mistery of Edwin Drood” (“O mistério de Edwin Drood”, em tradução livre), que deixou incompleto. Para comemorar o bicentenário, a Penguin reeditou todas as obras de Dickens na Inglaterra. Aqui no Brasil, a editora L&PM lançou recentemente, em e-book, “O conto de Natal”, uma das histórias mais comoventes da literatura.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 24/02/2012 em Livros

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: