RSS

Especialistas afirmam que podem ter achado obra de Leonardo da Vinci

12 mar

Eles dizem ter encontrado rastros de obra inacabada que atribuem ao pintor.
Descoberta foi anunciada em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (12).

Da France Presse

Especialistas anunciaram nesta segunda-feira (12) que acreditam ter encontrado rastros de uma obra inacabada que atribuem ao gênio italiano do renascimento Leonardo da Vinci, em uma coletiva de imprensa em Florença, na Itália.

Estes rastros foram encontrados graças a microcâmeras colocadas através de uma obra de Vasari, que se encontra no famoso Salão dos Quinhentos do Palazzo Vecchio, símbolo do poder da família Médicie e atualmente sede da prefeitura de Florença. Segundo os especialistas, seria a mesma tinta preta utilizada por Da Vinci para pintar La Gioconda.

Leonardo da Vin (Foto: Banner mostra pintura atriduída a Leonardo da Vinci, durante entrevista para jornalistas, nesta segunda-feira, em Florença, na Itália)

Banner mostra pintura atribuída a Leonardo da Vinci, durante entrevista em Florença, na Itália (Foto: AFP

“São dados estimulantes, mesmo quando estamos apenas em uma fase preliminar da investigação e há muito trabalho para resolver o mistério. As provas nos sugerem que vamos pelo bom caminho”, advertiu o professor de História da Arte da Universidade de San Diego, Maurizio Seracini, impulsionador da investigação.

A investigação gerou controvérsia na Itália. Cerca de uma centena de historiadores assinaram um manifesto no qual denunciaram o que chamaram de “operação publicitária ao estilo Dan Browm”, autor do best-seller “O Código Da Vinci”. Os historiadores também temem que as microssondas utilizadas por Seracini tenham danificado o afresco de Vasari, pintado em 1563, chamado de “Batalha de Marciano”.

Autoridades culturais de Florença, entre elas a Oficina das Pedras Duras, uma entidade especializada na restauração de pinturas, estão convencidas de que Vasari pintou seu afresco em cima da pintura inacabada de Da Vinci. Por enquanto não existem provas definitivas da descoberta e serão necessárias mais análises, reconheceram os mesmos especialistas.

Fonte: G1

 
Deixe um comentário

Publicado por em 12/03/2012 em Arte

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: