RSS

Diferença nos detalhes… e nas ações!

28 ago

A diferença, nesse caso, é mais do que um chapéu.

E ações valem mais do que imagens ou palavras, ainda que tenha sido a propaganda nazista a arrastar milhares à histeria coletiva de levar seus próprios vizinhos à morte. Ou “apenas ao sumiço”, como afirmaram alguns.

As escolhas e as ações que fazemos nos definem, muito mais que nossos pensamentos, pois elas são a manifestação do que pensamos de melhor, ou pior.

Sem brincadeira, é possível parafrasear um clássico moderno a respeito disso. Dumbledore diz a Harry que “São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades”. (Harry Potter e a Câmara Secreta).

Alguns livros mais tarde, no parágrafo favorito de minha sobrinha mais velha, Harry “finalmente entendeu o que Dumbledore estivera tentando lhe dizer. Era, pensou Harry, a diferença entre ser arrastado para a arena para enfrentar uma luta mortal e entrar na arena de cabeça erguida. Algumas pessoas diriam, talvez, que a escolha era mínima, mas Dumbledore sabia – e eu também, pensou Harry, com súbito orgulho, bem como meus pais – que aí residia toda a diferença do mundo.”  (Harry Potter e o Enigma do Príncipe).

E reside, mesmo.

Enfim, para entender melhor a diferença entre os bigodes de Hitler e Chaplin, recomendo que assistam ao filme “O grande ditador“, e que procurem pelo documentário “O Vagabundo e o Ditador“. Não deixem de assistir ao paralelo traçado entre as duas vida, próximas cronologicamente e tão distantes ideologicamente, para ver como  o humor foi utilizado como forma de alerta contra o horror e a iniquidade.

Agradecimento pela ideia e pela imagem: Literatortura. Curta também no Facebook.

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Uma resposta para “Diferença nos detalhes… e nas ações!

  1. Tavares

    02/09/2012 at 07:17

    Muito bonito post, Ana! Realmente, essa é uma das falas mais interessantes de Harry Potter. Há muito mais valor em se fazer as escolhas certas, que ser certo “por dentro” – o que no fundo significa apenas que você não é certo de verdade. Me cansam as pessoas sempre prontas a afirmações éticas bombásticas, cheias de pretensos “valores” que desmoronam diante da primeira dificuldade do caminho.

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: