RSS

Adeus, Hobsbawm!

03 out

No último dia dois de outubro, a História ficou mais triste. Perdemos um de nosso grandes ícones, o historiador Eric Hobsbawm. Seus estudos e escritos não apenas formaram gerações, como estiveram no cerne das transformações que a História sofreu ao longo do século XX.

Atire a primeira pedra que nunca sofreu com alguns de seus parágrafos, em seus longos textos. Quem nunca maldisse a leitura de um de seus livros às vésperas de uma prova. Sentimentos de amor e ódio com relação à genialidade de seus escritos densos como os clássicos “A Era das Revoluções” e “A Era do Capital”, sem falar na produção acerca do mundo do trabalho e trabalhadores, refrescados pelo não menos genial “História Social do Jazz”.

É verdade que historiadores costumam ter vidas longevas. No caso de Hobsbawm, não longeva o bastante. Com certeza, ainda tinha muito a contribuir nessa matéria que precisa de maturidade para ser genial, mesmo que seja encantadora desde o início.

Muito ainda deve ser lido e assimilado da obra de Eric Hobsbawm. As nações e o nacionalismo, os trabalhadores, as esquerdas, a História, e a humanidade ainda não estavam prontos para se despedir.

Na falta de maturidade para escrever o que deveria ser dito, deixo um link do Café História para que vocês conheçam mais do historiador. Ou, para os que já o conhecem, um deleite.

Eric Hobsbawm: vida e obra de um historiador singular

 
2 Comentários

Publicado por em 03/10/2012 em História

 

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas para “Adeus, Hobsbawm!

  1. Tavares

    03/10/2012 at 21:35

    Confesso que li muito pouca coisa do Hobsbawn, só uns dois ou três capítulos na faculdade…

     
    • Lanchinho da Meia-Noite

      05/10/2012 at 00:57

      Mas garanto que você, meu amigo wikipedia, absorveu mais que muita gente que carregava o livro embaixo do braço para se chamar de marxista…

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: