RSS

RIO 450 ANOS – Bairros do Rio – Tijuca

05 maio

blogdabn

Tijuca [Iconográfico] : Largo da Boa Vista - Klumb, Revert Henrique, fl. 1855-1880 - Coleção Thereza Christina Maria – Acervo BNDigital. Tijuca [Iconográfico] : Largo da Boa Vista – Klumb, Revert Henrique, fl. 1855-1880 – Coleção Thereza Christina Maria – Acervo BNDigital.

Tijuca é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro cuja formação remonta a 1565, quando a região foi ocupada pelos padres jesuítas, que se instalaram em fazendas dedicadas ao cultivo da cana-de-açúcar. Os jesuítas construíram também uma capela dedicada a São Francisco Xavier.

Seu nome na língua tupi significa brejo, lama, atoleiro, lodo ou lamaçal de cor escura. A região da Tijuca foi um dos temas do livro Aparência do Rio de Janeiro, de Gastão Cruls, publicado em 1949. Nele o autor descreve assim a região:

“A Tijuca, cujos mananciais vinham cada vez mais sendo aproveitados para abastecimento da cidade, fêz com que em 1857 a atenção do governo se voltasse para as suas florestas. As fazendas aí abertas uns trinta anos antes e queimadas…

Ver o post original 576 mais palavras

 
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: