RSS

Rio 450 anos – Bairros do Rio – Vila Isabel

03 jun

blogdabn

Jardins de Vila Isabel - Álbum da Inspetoria de Mattas, Jardins, Caça e Pesca da Prefeitura do Distrito Federal – Exposição nacional do Centenário da Independência do Brasil - 1922 Jardins de Vila Isabel – Álbum da Inspetoria de Mattas, Jardins, Caça e Pesca da Prefeitura do Distrito Federal – Exposição nacional do Centenário da Independência do Brasil – 1922

Bairro projetado e concebido pelo Barão de Drummond, Vila Isabel surge no cenário do Rio de Janeiro como um dos primeiros bairros projetados da história da cidade. Com origem nas terras da Imperial Quinta do Macaco, conhecida como Fazenda do Macaco, de propriedade da Imperatriz Dona Amélia Augusta Eugênia Napoleão de Beaucharnais, segunda esposa do Imperador D. Pedro I e neta de Josefina de Beauharnais, primeira esposa de Napoleão Bonaparte, a fazenda tinha como limites o rio Joana, o caminho de Cabuçu (Hoje Rua Barão do Bom Retiro) e pela serra do Engenho Novo.

Planta das ruas de Vila Isabel de 17/01/1872 Fonte: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro/ livro: “Vila Isabel de rua em rua” por Lili Rose, ed. Rio, publicado em 2005 Planta das ruas de Vila Isabel de 17/01/1872 Fonte: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro/ livro: “Vila Isabel de rua em rua” por Lili…

Ver o post original 1.026 mais palavras

 
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: