RSS

FBN I Rio 450 anos – Bairros do Rio – Freguesia de Inhaúma e a Igreja da Penha

15 jun

blogdabn

Igreja da Penha C.a. 1960, Epaminindas e Raul Lima. Exposição Rio Cidade-Paisagem Igreja da Penha C.a. 1960, Epaminindas e Raul Lima. Exposição Rio Cidade-Paisagem

A Freguesia de Inhaúma, criada em 1743, teve sua importância agrícola com a instalação da fazenda da Rainha Carlota Joaquina, que além do engenho de cana-de-açúcar (Engenho da Rainha), produzia café.  A região compreendia as terras onde hoje estão os bairros de Pilares, Engenho de Dentro, Engenho da Rainha, Thomas Coelho, Del Castilho, Higienópolis, Olaria, Bonsucesso, e se estendia até a Penha.

O nome “Inhaúma” possui origem indígena (Tamoios) e é derivado do nome de um pássaro muito comum na região chamado “inhaúma”, ave de cor preta com uma espécie de chifre pontiagudo sobre a cabeça que habita lugares pantanosos como mangues da época.

Segundo Brasil Gerson, no livro “História das ruas do Rio”, de 1965, já no fim do 2º Reinado o Coronel Antônio Joaquim de Souza Botafogo, republicano e florianista, chefe de Gabinete de Rui Barbosa…

Ver o post original 903 mais palavras

 
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: