RSS

FBN I Perfil – Victor Vasconcellos e a “Geografia do subterrâneo” – um estudo sobre a espacialidade das cenas Heavy Metal do Brasil

18 ago

blogdabn

SAMSUNG CSC

Desde a década de 1940 o termo “cena” vem sendo utilizado para se referir a grupos que se associam em torno de um determinado gênero musical.

Se no início era quase exclusiva do vocabulário jornalístico, a partir dos anos 90 as ciências sociais procuraram estabelecer limites e contornos para utilizar a palavra “cena” como um conceito que poderia auxiliar as pesquisas sobre grupos urbanos, agora cada vez mais diversificados.

No livro “A Geografia do Subterrâneo”, lançado pela editora Novas Publicações Acadêmicas, Victor Vasconcellos enfatiza a importância que os espaços de sociabilidade possuem para o surgimento e manutenção das cenas musicas, indo além das análises sociológicas e antropológicas que, via de regra, privilegiam aspectos ligados aos comportamentos, simbolismos e práticas sociais dessas coletividades.

O autor do livro,que também é músico e headbanger, é Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Servidor Público Federal na Biblioteca Nacional.

Ver o post original 411 mais palavras

 
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: