RSS

FBN |Documento da Semana: 03 de agosto, dia do capoeirista

03 ago

blogdabn

A série “Documento da Semana” da BNDigital desta quinta-feira homenageia a todos os capoeiristas por meio da gravura intitulada Jogar capoêra, ou, Danse de la guerre de autoria de Laurent Deroy, publicado em Paris no ano de 1835.

capoeira Gravura de Laurent Deroy. Jogar capoera : ou danse de la guerre (1835) [Acervo Iconográfico] Hoje, dia 03 de agosto, é comemorado o dia do capoeirista. Pode-se citar como algumas das atividades alusivas à essa data a capoeira Angola, contemporânea, capoterapia, aero capoeira, maculelê, dança afro, samba de roda, acrobacias e saltos, puxada de rede, capoeira, musicalidade e muitas rodas. Essa arte foi trazida nos porões dos navios negreiros, pelos negros escravizados, passando pelas senzalas.

Atualmente, a capoeira é reconhecida por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Ministério da Cultura como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Ela passou a ter destaque, importância e reconhecimento na agenda política, social e cultural…

Ver o post original 53 mais palavras

Anúncios
 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: