RSS

Perfil – Davidson de Oliveira Diniz e as fontes primárias para uma História Comparada das relações literárias Argentina/Brasil

14 dez

blogdabn

Bolsista do Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes da Biblioteca Nacional (PNAP-R), Davidson de Oliveira Diniz acredita que a recuperação e análise das fontes primárias acerca das transações literárias entre a Argentina e o Brasil permitem interpelar criticamente a ideologia por trás do conceito de Literatura Comparada que emerge, na Europa do século XIX, da expressão conceitual goethena ‘Literatura Universal’ (Weltliteratur).

Sua pesquisa inclui, sobretudo, a primeira geração de escritores do romantismo argentino em trânsito, exílio ou residência diplomática no Brasil (Sarmiento, Mármol e García Mérou), mas considera também a geração posterior (José Veríssimo, Mario de Andrade etc.) e os trabalhos da década de 1930, cujos nomes centrais serão Lídia Bessouchet e Newton Freitas, Benjamin de Garay e Ricardo Levene.

“O ideal de universalismo no século XIX exigiu uma atualização das outras literaturas em processo de formação à margem do cânone europeu. Com isso, não raro as…

Ver o post original 173 mais palavras

 
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: